CLAVI

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Em 2015 a Organização das Nações Unidas divulgou os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Estes vão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional para os próximos anos. São 17 objetivos que se desdobram em 169 metas.

Entre os ODSs destacam-se o 12 e o 13:

Objetivo 12: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis (PCS)

Objetivo 13: tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos.

Em relação à produção e consumo sustentável, a ONU estabeleceu o Processo de Marraquexe, que estimula que cada país desenvolva seu plano de ação para a implementação de um programa que atenda à esta demanda. Os diferentes setores estão envolvidos nesta atividade que abrange desde a fabricação de produtos sustentáveis até a educação para um consumo mais sustentável.

A Clavi pode auxiliar sua empresa a se estruturar para a implementação de políticas, programas e procedimentos para o atendimento destes objetivos do desenvolvimento sustentável.

PACTO GLOBAL

O Pacto Global também é uma iniciativa da ONU, que tem o intuito de mobilizar a comunidade empresarial para adotar em sua rotina de atividades valores fundamentais nas áreas de meio ambiente, combate à corrupção, direitos humanos e relações de trabalho aceitos internacionalmente. Estes valores foram detalhados em 10 princípios

A Clavi pode auxiliar sua organização a implantar,

monitorar e relatar estes princípios, em especial os relacionados ao meio ambiente Princípios 7, 8 e 9:

7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e 

9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.