CLAVI

AVALIAÇÕES CLIMÁTICAS

O aquecimento global já é uma realidade. Ele acontece, principalmente, devido ao aumento das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) que têm a capacidade de impedir a saída da radiação solar para a atmosfera.

É fundamental desenvolver ações para evitar o aumento destas emissões e divulgar seus resultados.

Algumas ações que podem ser feitas:

Algumas ações que podem ser feitas:

Inventário de emissões de gases de efeito estufa

Preparar o inventário de emissões de gás de efeito estufa

Assegurar que o inventário esteja consistente por meio de verificação externa.

Esta atividade segue as normas internacionais ABNT NBR ISO 14.064 e 14.065, a primeira sobre a quantificação, monitoramento e verificação/validação de emissões dos GEEs e a segunda trata dos requerimentos para organizações validadoras e verificadoras de projetos e inventários de GEE.

A Clavi atua na orientação para a elaboração do inventário de sua empresa e na preparação para a verificação externa.

Mercado de carbono

Está em negociação nas conferências anuais sobre o clima os instrumentos para a continuidade do mercado de carbono.

Uma das opções é o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), pelo qual é possível comercializar as emissões de gás de efeito estufa. Este é um mercado regulado pela Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, também conhecida pela sigla UNFCCC.

Para participar as organizações devem comprovar que atuam em áreas passíveis de negociação de seus créditos de carbono. A Clavi pode auxiliar sua empresa a desenvolver projetos para atuar no mercado de carbono, podendo com isso negociar seus créditos.

Metas de redução de gás de efeito estufa

O Acordo de Paris estabelece que os países devem ter meta de redução de emissão de gases de efeito estufa ou contribuição nacionalmente determinada (também conhecida pela sigla NDC).

Cada país determinou suas metas e todos, governo e iniciativa privada, terão de atuar para atender essas metas.

A Clavi pode trabalhar em conjunto com sua organização para se programar e atender as metas de redução de gás de efeito estufa.